Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Energia

Ao levantar-se da cama logo cedo, foi olhar o computador que ficou ligado toda à noite e ver os arquivos que tinha baixado e entre outros iniciou a leitura de um livro, imaginava que seria uma leitura com um estudo místico complexo e que esta energia revelaria algo psicológico do ser humano que ainda não havíamos assistido ou ouvido. Mas a energia é pensar que não há segredo e que tudo depende do pensamento positivo e esta é a energia, pois diante das catástrofes do mundo e das nossas, somando as ranhuras do dia a dia o otimismo anda um tanto em baixa, e daí a leitura do livro vai lhe injetar mais energia e cada vez mais ele se alimenta pelas brisas, pelas folhas que caem perto dele, o otimismo de algumas pessoas e mesmo com a lei da gravidade e a gravidade dos fatos ele se eleva, fica leve e desaparece para o peso do Ser. Daniel de Sá Aguiar

domingo, 26 de abril de 2009

Bem adolescente cont (II)

E transformar tudo em mentira
Sentir a caricia, o corpo e com camisinha
Vestir-se de prazer
Acordar único feliz, o único infeliz
E no espelho a ressaca física, nas lágrimas
A ressaca sentimental, moral
O que não fiz, o que deixei de fazer
A parte do corpo que toquei, que deixei tocar.
Bem adolescente

Hoje o dia é tudo luz
Em outro não há luz no fim do túnel
Nesta noite quero meu quarto e lágrima
Em outra quero rua, quero risos
Aproveitar, viver, suicidar-se um pouco
Deixar a roupa descer,
na mesma proporção
que o medo vai subindo.
Anúncio

Te anuncio meu amor
Com toda emoção e dor
Que ele pode causar
Pois você não ta preparada
Pra me amar e nem eu pra amar você

Como o amor não é como
Um produto que se troca
Não temos o controle.
Daniel
Asfalto

Crianças
Desenham
No asfalto
Transformado
um palco
de agressividade
em um
de suavidade.

(Daniel de Sá Aguiar Tianguá-CE 2001)


sábado, 25 de abril de 2009

O Que faz e o que nos fazem Historiadores

O historiador não é um operário em uma linha de montagem fordista onde deve montar e remontar o passado de forma agradar os que possuem um certo poder para interferir na dinâmica da fabricação. O historiado é o viajante quase sem destino, pois a sua investigação pode lhe lavar para diversos caminhos de inteligibilidade do passado.
A relação com a história segundo Eric Hobsbawm em Era dos extremos, o breve século XX , vem ficando mais distante e assim os motivos mais “gostosos” que nos fazem historiadores estão ficando cada vez mais distantes dos jovens e os historiadores possuem uma responsabilidade no sentido de enxergar que:

A destruição do passado — ou melhor, dos mecanismos sociais que vinculam nossa experiência pessoal à das gerações passadas — é um dos fenômenos mais característicos e lúgubres do final do século XX. Quase todos os jovens de hoje crescem numa espécie de presente contínuo, sem qualquer relação orgânica com o passado público da época em que vivem. Por isso os historiadores, cujo ofício é lembrar o que outros esquecem, tomam-se mais importantes que nunca no fim do segundo milênio. Por esse mesmo motivo, porém, eles têm de ser mais que simples cronistas, memorialistas e compiladores.

O que nos faz historiador é a responsabilidade não deixar que o gosto pelo passado seja trocado pelo consumismo sem referencial nos processos de identidades e do universo simbólico que nos direciona para respostas da nossa realidade e este presente contínuo causa uma perca de referencial nos jovens que vemos um tanto sem perspectivas diante do presente e do futuro. (Parte de um artigo : O Que nos Faz Historiador)

Blog Tianguá

Acessem o blog http://tianguaensidade.blogspot.com da professora Nilene Portela grande estudiosa do cotidiano da cidade, fundadora da casa da memória de Tianguá e possui um rico curriculo na área da educação e cultura.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Rouba mas Faz


A história do político que rouba, mas que faz, é uma piada, pois você não vai dizer isso em relação ao seu advogado, médico, mecânico do seu carro, a sua empregada domestica, ao seu pedreiro, eletricista.... Por qual motivo só os político tem o privilegio desta consideração? Tendo em vista que o prejuízo causado por um político em uma cidade é superior a de muitos profissionais. E aí? Você gosta de ser roubado? Ou você perdoa pois, é só porque toda a gente é tão estúpida Que há necessidade de alguns tão inteligentes. Ou será que Governar só é assim tão difícil porque a exploração e a mentira São coisas que custam a aprender?(Bertolt Brecht)
Daniel de Sá Aguiar

Tianguá I


Moro na Rua Capitão Odilon Aguiar
nome muito pesado para um poema
vou em direção a Avenida Prefeito Jackes Nunes
com o mesmo sentimento
pego a rua 31 de julho
com o sentimento de que o povo
não participou, não se emancipou
agora ando pela 12 de agosto
com a mesma convicção
entro no Bardega Didi (Amauri)
peço uma cachaça serrana medicinal
mas
mas voltado para a Rua Poeta Lauro Menezes
que suaviza o autoritarismo das suas ruas.
(Daniel de Sá Aguiar)

Tianguá-Ce


Tianguá se localizada na chapada da Ibiapaba no oeste do Estado do Ceará e dista 320km de Fortaleza, e tendo uma história ligada a ocupação portuguesa jesuítica no século XVII, sendo Tianguá local de passagem de índios Tabajaras que circulavam entre as aldeias de Ibiapina e Viçosa do Ceará, freguesia da qual eramos pertencentes. Em 1869 passamos a ser distrito criado com a denominação de Barrocão, e elevado à categoria de vila com denominação de Barrocão, em 31-07-1890, nos desmembrando de Viçosa do Ceará, se constituiu a Sede no núcleo de Barrocão, e no mesmo ano passamos a nos denominarmos de Tianguá.