Na maioria dos textos que lemos sobre a história da Ibiapaba e de suas cidades , temos o reforçar do mito fundador ligado a um personagem ou grupo branco europeu de forma a negar a presença histórica das populações indígenas que embora mostradas na literatura regionalista alencarina, esta etnia é apresentada de forma a adequar-se a cultura europeia, ou mesmo em estrutura monumental como os índios na cidade de São Benedito-Ce, que aparecem usando crucifixos.
Devemos ainda atentar para as produções textuais sobre as populações indígenas feitas pelos europeus, e, neste sentido a leitura destes materiais deve ser feita tendo o cuidado com os preconceitos, pois a cruz (igreja) e a espada (coroa portuguesa e francesa) desde o século XVII procuraram moldar os costumes dos Tabajaras e ainda hoje o legado europeu compromete uma visão desprovida de alteridade cultural.
Falar sobre a história, tanto de ruas, cidades, prédios da região da Ibiapaba é também refletir sobre os mitos fundadores e a disputa de memória, onde o próprio nome, culinária, artesanato, possuem origem indígena, mas contraditoriamente há um enaltecimento dos ditos “desbravadores” de mentalidade européia que nos vitimou a crescermos vendo os índios como “pano de fundo” da nossa cultura , ou mesmo enxergando sua “morte” cultural de forma a associar esta realidade aos dizeres de Walter Benjamin, filósofo, crítico literário e ensaísta alemão de origem judaica que reflete em seu texto sobre o conceito de história: “Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie.
Devemos ainda atentar para as produções textuais sobre as populações indígenas feitas pelos europeus, e, neste sentido a leitura destes materiais deve ser feita tendo o cuidado com os preconceitos, pois a cruz (igreja) e a espada (coroa portuguesa e francesa) desde o século XVII procuraram moldar os costumes dos Tabajaras e ainda hoje o legado europeu compromete uma visão desprovida de alteridade cultural.
Falar sobre a história, tanto de ruas, cidades, prédios da região da Ibiapaba é também refletir sobre os mitos fundadores e a disputa de memória, onde o próprio nome, culinária, artesanato, possuem origem indígena, mas contraditoriamente há um enaltecimento dos ditos “desbravadores” de mentalidade européia que nos vitimou a crescermos vendo os índios como “pano de fundo” da nossa cultura , ou mesmo enxergando sua “morte” cultural de forma a associar esta realidade aos dizeres de Walter Benjamin, filósofo, crítico literário e ensaísta alemão de origem judaica que reflete em seu texto sobre o conceito de história: “Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário