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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


ANALISES E USOS DE DISCURSOS HISTÓRICOS / LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Daniel de Sá Aguiar  

O estudo da história através da literatura se revela como um campo de possibilidades lúdica de aprender história, literatura e consequentemente língua portuguesa, onde os alunos poderão enxergar a literatura como mais um documento histórico, de forma a alargar o diálogo entre história e língua portuguesa e promover uma interdisciplinaridade e com a literatura, podemos dinamizar o ato da leitura e da analise histórica da escrita, da interpretação textual que é fundamental para os educandos no mundo moderno.
    E para percebermos e levarmos para a sala de aula devemos perceber o caráter interdisciplinar entre história e literatura se encontra presente de forma ora explicita e não explicita deste as primeiras analise deste trabalho de forma teórica e pedagógica, mas já que queremos aqui produzir uma pesquisa voltada para a sala de aula devemos nos ater mais a interdisciplinaridade do ponto de vista pedagógico, no sentido de refletirmos sobre como esta relação pode ser mais bem trabalhada na sala de aula.
        O melhor caminho para a interdisciplinaridade é minimizar o conteudismo e valorizar o processo de pesquisa e construção do conhecimento que deve ser feito com preparação para a superação da fragmentação disciplinar. A transformação qualitativa que se almeja, no ensino de História, passa pelo professor que se abre ao diferente, que ousa abrir espaços, que incentiva aos diversos olhares sobre o objeto#.
    E este cenário se faz presente nas escolas e nas aulas de história de forma a deixar uma imagem decoreba do estudo históricos, mas sendo que a perspectiva da nova historiografia  iniciada a partir da Revista  Annales d´ histore économique et sociale em 1929, que vai combater a história tradicional e procurar um diálogo entre a ciências sociais e valoriza  um estudo mais voltado ao cotidiano e questionar a verdade histórica e a neutralidade do historiador e esta visão  vai cada vez mais contagiando as instituições de ensino e provocando um  alargamento das fontes e temas para a pesquisa histórica.
    Neste sentido que buscamos a literatura como campo de novos temas e novos objetos de estudo, levando em consideração que a literatura é um espaço de discursos de grande aceitação no espaço escolar e na sociedade em geral, mas que não são analisados com uma criticidade histórica.
Ainda em Annales a interdisciplinaridade com as ciências sociais como antropologia, sociologia, geografia e até a psicologia possibilitou outros olhares sobre a sociedade, bem como alargar as fontes documentais que resultou mudanças no campo das técnicas e dos métodos. Se antes a documentação positivista  era relativa ao evento e ao seu produtor, agora ela é relativa ao campo econômico-social e cultural: ela se torna massiva, e revela também o duradouro, a permanência, as estruturas sociais. 

Texto do Artigo Apresentado no Colóquio Trilha dos Saberes - Seduc 2010

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