ANALISES E USOS DE DISCURSOS HISTÓRICOS / LITERÁRIOS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Daniel de Sá Aguiar
O
estudo da história através da literatura se revela como um campo de
possibilidades lúdica de aprender história, literatura e
consequentemente língua portuguesa, onde os alunos poderão enxergar a
literatura como mais um documento histórico, de forma a alargar o
diálogo entre história e língua portuguesa e promover uma
interdisciplinaridade e com a literatura, podemos dinamizar o ato da
leitura e da analise histórica da escrita, da interpretação textual que
é fundamental para os educandos no mundo moderno.
E para percebermos e levarmos para a sala de aula devemos perceber o
caráter interdisciplinar entre história e literatura se encontra
presente de forma ora explicita e não explicita deste as primeiras
analise deste trabalho de forma teórica e pedagógica, mas já que
queremos aqui produzir uma pesquisa voltada para a sala de aula devemos
nos ater mais a interdisciplinaridade do ponto de vista pedagógico, no
sentido de refletirmos sobre como esta relação pode ser mais bem
trabalhada na sala de aula.
O
melhor caminho para a interdisciplinaridade é minimizar o conteudismo e
valorizar o processo de pesquisa e construção do conhecimento que deve
ser feito com preparação para a superação da fragmentação disciplinar.
A transformação qualitativa que se almeja, no ensino de História, passa
pelo professor que se abre ao diferente, que ousa abrir espaços, que
incentiva aos diversos olhares sobre o objeto#.
E este cenário se faz presente nas escolas e nas aulas de história de
forma a deixar uma imagem decoreba do estudo históricos, mas sendo que
a perspectiva da nova historiografia iniciada a partir da Revista Annales d´ histore économique et sociale em
1929, que vai combater a história tradicional e procurar um diálogo
entre a ciências sociais e valoriza um estudo mais voltado ao
cotidiano e questionar a verdade histórica e a neutralidade do
historiador e esta visão vai cada vez mais contagiando as instituições
de ensino e provocando um alargamento das fontes e temas para a
pesquisa histórica.
Neste sentido que buscamos a literatura como campo de novos temas e
novos objetos de estudo, levando em consideração que a literatura é um
espaço de discursos de grande aceitação no espaço escolar e na
sociedade em geral, mas que não são analisados com uma criticidade
histórica.
Ainda
em Annales a interdisciplinaridade com as ciências sociais como
antropologia, sociologia, geografia e até a psicologia possibilitou
outros olhares sobre a sociedade, bem como alargar as fontes
documentais que resultou mudanças no campo das técnicas e dos métodos.
Se antes a documentação positivista era relativa ao evento e ao seu
produtor, agora ela é relativa ao campo econômico-social e cultural:
ela se torna massiva, e revela também o duradouro, a permanência, as
estruturas sociais.
Texto do Artigo Apresentado no Colóquio Trilha dos Saberes - Seduc 2010
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